quarta-feira, 15 de março de 2017

Relato da 1ª aula de Matemática Financeira (07/03/2017)

Nesta aula, que ocorreu no dia 07 de março de 2017, foi feito um breve diálogo, um resumo geral sobre a matemática financeira e situações cotidianas que envolvem uso de conceitos relacionados a mesma. Um fato interessante relatado por Messias, professor da disciplina, fez-me refletir sobre ignorância de algumas pessoas sobre questões de porcentagem e de como a matemática financeira é importante para o ser humano enquanto cidadão.

O docente relata que ao adentrar numa loja e após se interessar por certo produto, decidi então comprá-lo. Ao questionar a vendedora sobre a forma de pagamento, a mesma diz que a forma de pagamento é a vista e sem desconto. O professor resolve, então pechinchar. Ao pedir para arredondar para R$ 100,00 o valor de um produto que, por exemplo, valia R$105,00; a vendedora replicou que, que nesta situação só seria possível dar 10% de desconto. Ora, o que seria mais vantajoso para a loja que estava vendendo: vender o produto por R$ 100,00 ou atribuir o desconto de 10% sobre o valor de R$ 105,00 que resultaria num valor equivalente a R$ 94,50?
Obviamente a primeira opção seria mais lucrativa para a vendedora e para a loja, no entanto a mesma parece não ter se atentando para tal fato ou desconhece tal assunto.
Situações como esta mostra a importância da matemática financeira para o cidadão que vende e compra alimentos, eletrodomésticos, vestuários, calçados, que financia casa, carro... E que precisa, principalmente, estar atento as taxas, aos juros, parcelamentos para não ficar prejudicado em alguma transação.

A aula foi bastante proveitosa, adquirimos conhecimentos e valores e isto sempre é bom não somente para a formação acadêmica, mas para a formação pessoal e cidadã.

Um comentário: