segunda-feira, 27 de março de 2017

Inflação


"É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo." (Heron do Carmo, grifo meu).

"Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia." (Emerson Marçal, grifo meu).

"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos.  
Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente." (Alexandre Schwartsman, grifo meu).

Em ambas definições sobre a inflação, no contexto da economia, aparecem os termos "persistente" e "generalizada", ao pesquisar o significado de cada um, o primeiro refere-se a algo que continua presente, por um período posterior ao do seu desaparecimento normal, ou seja, uma vez que o preço sofre uma elevação, ele não volta ao seu valor anterior e o segundo refere-se a algo que foi difundido, que foi propagado, isto é, fazer com que a informação alcance o maior número de pessoas possíveis para que se torne do conhecimento geral.
Ao conhecer o significado das palavras grifadas ficou mais fácil compreender o conceito de inflação. Que, nada mais é que uma elevação nos preços que se dá modo persistente e generalizado.

Poder de compra

Graças a inflação, o poder de compra do consumidor vem se desvalorizando cada vez mais. Um trabalhador que hoje recebe R$ 900,00 mensalmente, por exemplo, tem um poder de comprar determinada quantidade de itens, amanhã possa ser que tenha um aumento na inflação e o mesmo trabalhador que recebe R$ 900,00 por mês terá um poder de compra menor, uma vez que os itens estarão mais caros, logo a quantidade de itens será menor.

A charge a seguir ilustra um pouco esta situação:
Fonte: http://blog.maxieduca.com.br/juros-taxas-de-juros-e-descontos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário